Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O PODER DAS CORES

Por: Luciana do Nascimento  

Verde, azul ou amarelo? Segundo a Cromoterapia, a escolha por essas ou outras cores pode causar impacto profundo na vida de uma pessoa, embora a maioria das pessoas ignore esse fato. Se o simples ato de olhar para uma cor provoca mudanças físicas no ser humano, a opção pela tonalidade correta para os diferentes ambientes de uma residência ou escritório influencia no comportamento da família ou dos profissionais de uma empresa.







































Vamos fazer uma viagem pelas cores e estilos....
Atualmente é possível levá-las à todas as áreas através da utilização variadas inovações de materiais, tecidos e tintas que estão disponíveis no mercado. A maneira como cada indivíduo reage às cores está relacionada com fatores psicológicos, culturais, sociológicos, religiosos, climáticos e fisiológico, assim é correto afirmar que cor é uma realidade sensorial da qual não podemos fugir.

 









A cor pode ser utilizada como ferramenta para transformar ambientes, conseguindo efeitos que não poderiam ser obtidos de uma outra forma ou com outros materiais. Os espaços podem ser modificados, tornando-se maior ou menor, mais baixo, mais alto, ou mais estreito, apenas com o efeito da cor. Por exemplo, a possibilidade de rebaixar tetos ou levantar pisos, aproximar ou afastar paredes, esconder um canto de uma sala ou criar um relevo inexistente na fachada.










Misturando o amadeirado com as cores e formatos diferenciados (ondulados) deixa o ambiente moderno e aconchegante. 






A cor torna possível transformar determinados espaços comuns e monótonos em ambientes mais estimulantes. Pequenas alterações ou mudanças na cor de paredes da casa, modificação em determinados mobiliários, aplicação de pequenos acabamentos ou detalhes produzem resultados expressivos que evitam grandes alterações na estrutura básica de um cômodo, além do que torna-se mais viável com relação a custos.









Nas duas últimas décadas, o avanço tecnológico alavancou uma série de novas ferramentas de trabalho para os designers e arquitetos, modificando, de forma considerável, a forma de trabalho destes profissionais. As facilidades implementadas por essas novas formas de trabalho são muitas, e vão deste o projeto inicial, sua apresentação e venda ao cliente, na produção, confecção e execução final dos projetos.

Informações do Artigo de Kenya Xavier Ferreira, arquiteta e mestrada Construção Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário